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sábado, 18 de janeiro de 2014

QUEBRA-MOLAS ILEGAIS EM SANTO ESTEVÃO


QUEBRA MOLAS ILEGAIS


A norma do Conselho Nacional de Trânsito considera que a implantação dessas ondulações transversais só deve acontecer após um estudo de engenharia de tráfego e caso este não aponte alternativas eficazes para redução de velocidade e acidentes. Esse estudo é importante porque a colocação de quebra-molas também tem seus efeitos colaterais. As lombadas, de uma maneira geral, atrasam bombeiros e ambulâncias em situação de emergência, geram a perda da fluidez do tráfego ou até congestionamentos em avenidas movimentadas em horário de pico, podem transferir o tráfego para ruas vizinhas, aumentam o consumo de combustível, podem causar desconforto aos passageiros dos coletivos (principalmente gestantes e pessoas com fraturas), aumentam a poluição sonora com brecadas e arrancadas e podem causar acidentes se não observada a sinalização existente. Por isso, toda instalação de quebra-molas deve ser bem pensada e planejada, sempre dependendo de um estudo prévio que avalie a possibilidade da adoção de outras medidas. Sem esse estudo, a lombada pode ser considerada ilegal.

Quanto ao tamanho, só dois tipos de quebra-molas estão previstos na legislação de trânsito brasileira. O tipo I deve ter largura de um metro e meio e altura máxima de 8 cm. Esse tipo de lombada só pode ser utilizada em vias locais (ruas menores e de baixa velocidade) que não recebam veículos de transporte coletivo. O tipo II tem comprimento de 3,70m e altura máxima de 10 cm. Esse tipo pode ser usado tanto em vias locais quanto nas ruas que interligam avenidas e podem receber veículos de transporte coletivo. São estes, e apenas estes, os dois tipos de quebra-molas previstos em lei. TODO O RESTO QUE VEMOS POR AÍ ESTÁ ERRADO, TODO RESTO É ILEGAL!

Não apenas deve-se respeitar o tamanho adequado, como também devem ser obedecidas as regras quanto à localização desses redutores. A distância mínima entre duas lombadas sucessivas deve ser de 50m em vias urbanas e de 100m nas rodovias. Lombadas mais próximas que isso são ilegais!  Os redutores também não podem ser implantados em vias com aclividade superior a 6%, OU SEJA, NADA DE QUEBRA-MOLAS NAS LADEIRAS!
Você provavelmente conhece vários quebra-molas que estão em desacordo com essas normas. Saiba que é possível exigir que as lombadas ilegais sejam demolidas. Em todo país, muitos municípios já foram obrigados pela justiça a retirar quebra-molas irregulares, muitas vezes por imposição do Ministério Público. Além disso, há incontáveis casos de processos ajuizados contra prefeituras por pedestres e motoristas que sofreram acidentes ou tiveram prejuízos em decorrência de ondulações fora dos padrões.
É preciso reduzir a velocidade dos condutores imprudentes. Mas lei é lei, e deve ser obedecida.


(Ref: http://www.entreriosjornal.com.br/colunas/1352/quebra_molas_ilegais)

Um comentário:

  1. Essa foto ae é na frente do Supermercado Venas um paralelepípedo solto bateu no açoalho do meu carro e danificou.... passei 15 dias em Santo Estêvão e meu carro quebrou por conta desses buracos... a cidade esta um caos por conta dessas ruas esburacadas....

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